A judicialização da defesa da concorrência

Contenido principal del artículo

Flávia Teixeira Fortes

Resumen

A presente monografia objetivou analisar a atuação do Judiciário na defesa da concorrência, uma vez que se tem observado atualmente uma progressiva judicialização dos processos por infração à ordem econômica. A relevância do tema se dá por sua transdisciplinaridade, ao envolver todos os segmentos atuantes nessa área: Judiciário, Ministério Público, Administração
Pública, advogados, economistas e empresários. Sendo indubitável a inafastabilidade da apreciação das decisões do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) pelo Judiciário, busca-se averiguar em que medida se deve dar tal controle. Não se pretende, contudo, obter respostas para a questão da revisão judicial, uma vez que implicaria estudo mais aprofundado. Pretende-se demonstrar, empiricamente, de que forma o Judiciário vem atuando na defesa da concorrência

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Detalles del artículo

Cómo citar
Fortes, F. T. (2024). A judicialização da defesa da concorrência. Revista Do IBRAC, 15(1), 39–62. Recuperado a partir de https://revista.ibrac.org.br/index.php/revista/article/view/370
Sección
Prêmio IBRAC ESSO - Categoria graduação

Citas

ADIN, Arthur. A revisão judicial das decisões do CADE. Valor Econômico, 27 out. 2006.

BRUNA, Sérgio Varella. Anais do seminário: O Judiciário na defesa da concorrência, Brasília, 31 de maio, 1.º e 2 jun. 2006.

CADE. Relatório de Gestão da Procuradoria de 2006.

DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito administrativo. 15. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

FONSECA, João Bosco Leopoldino da. Direito econômico. 5. ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Forense, 2004.

FONSECA, João Bosco Leopoldino da. Lei de proteção da concorrência: comentários à legislação antitruste. 3. ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Forense, 2007.

FORGIONI, Paula A. Os fundamentos do antitruste. São Paulo: RT, 1998.

GRAU, Eros Roberto. A ordem econômica na Constituição de 1988: interpretação e crítica. 11. ed. rev. e atual. São Paulo: Malheiros, 2006.

INTERNATIONAL COMPETITION NETWORK. Report on Competition and the Judiciary. 2006 Competition Policy Implementation Workgroup report – Subgroup 3. Presented at the Sixth Annual ICN Conference, Moscow, May 30-June 1, 2007.

OCDE. Lei e política da concorrência no Brasil – uma revisão pelos pares (Peer Review). Relatório elaborado pela OCDE e BID em 2005.

POSNER, Richard A. Economic analysis of law. 6. ed. Boston: Little, Brown and Company, 2002.

SOUZA, Washington Peluso Albino de. Primeiras linhas de direito econômico. 6. ed. São Paulo: LTr, 2005.