A defesa da concorrência no setor regulado de energia elétrica

Contenido principal del artículo

Valdomiro José de Almeida

Resumen

A defesa da concorrência por meio do controle dos atos de concentração tem um papel chave no desenvolvimento da concorrência nos mercados de eletricidade em reestruturação. A aplicação dos conceitos e instrumentos da análise antitruste ao setor elétrico tem que levar em conta certas especificidades desse setor.Além disso, os índices de concentração usuais tendem a ser inadequados para uma avaliação do poder de mercado nos mercados de energia elétrica. Pelas disposições legais vigentes, a defesa da concorrência no setor elétrico deve efetuar-se por meio de um sistema de competências compartilhadas entre a agência reguladora e os órgãos de defesa da concorrência. Os mecanismos regulatórios, como, por exemplo, a Resolução 278/2000, não substituem um roteiro específico de análise antitruste para o setor elétrico. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Detalles del artículo

Cómo citar
Almeida, V. J. de. (2025). A defesa da concorrência no setor regulado de energia elétrica. Revista Do IBRAC, 10(3), 9–26. Recuperado a partir de https://revista.ibrac.org.br/index.php/revista/article/view/651
Sección
Artigos para Revista do IBRAC
Biografía del autor/a

Valdomiro José de Almeida

Mestre em Economia da Regulação e Defesa da Concorrência, pelo CERME/UnB, e integrante da carreira de Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental.

Citas

CARLTON, D. W.; PERLOFF, J. M. Modern Industrial Organization. 2nd Edition. Harper Collins, 1994.

KLEMPERER, P. D.; MEYER, M. A. “Supply Function equilibria in oligopoly under uncertainty”. Econometrica, v. 57, n. 6, 1989, pp. 1243-1277.

MARTIN, S. Industrial Economics. Economic Analysis and Public Policy. Macmillan Publishing Co., New York, 1988.

MELLO, Maria Tereza L. Defesa da Concorrência no Setor Elétrico. Versão modificada do trabalho preparado para o Projeto “As Participações Acionárias de Concessionárias do Setor Elétrico e o Controle das Condições de Concorrência”. FIPE/ANEEL, Março de 1999. s/l, mimeo.

ORGANIZATION FOR ECONOMIC COOPERATION AND DEVELOPMENT – OECD/INTERNATIONAL ENERGY AGENCY – IEA. Competition in Electricity Markets. Paris, 2001.

ORGANIZATION FOR ECONOMIC COOPERATION AND DEVELOPMENT – OECD/THE WORLD BANK. A Framework for the Design and Implementation of Competition Law and Policy, 1998.

POSSAS, M.; FAGUNDES, J.; PONDÉ, J. L. “Defesa da Concorrência e Regulação”. Revista de Direito Econômico, n. 27, Brasília, jan./jul. 1998, pp. 49-72.

ROCHA, Bolívar M. Balanço da Articulação entre Órgãos de Defesa da Concorrência e as Agências Reguladoras de Infra-Estrutura. [2001], s/l, mimeo.

STOFT, S. Power System Economics. Designing Markets for Electricity. IEEE/Willey, 2002.

VINHAES, E. A. S. et al. O Papel da Regulação e da Defesa da Concorrência no Setor Elétrico Brasileiro. Mimeo.

WISE, M. “Review of United States Competition Law and Policy”. OECD Journal of Competition Law and Policy, v. 1, n. 1, 1999, pp. 10-70.