A correlação negativa entre número de empresas e tamanho de mercado na indústria brasileira uma revisão histórica da teoria de John Sutton

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Rodrigo Surcan dos Santos

Resumen

O presente artigo pretende analisar a correlação negativa entre o tamanho de determinados mercados de produto e o número de empresas no referido mercado, particularmente nos casos de mercados que apresentam custos endógenos substanciais, como mercados altamente intensivos em investimentos em propaganda ou intensivos em inovação tecnológica, pesquisa e desenvolvimento. Por meio de uma análise das teorias empregadas em modelos de oligopólio, e na relação de causalidade entre a estrutura do mercado, a conduta dos participantes do mercado e o desempenho das indústrias no setor, pretende-se analisar as possíveis conseqüências de uma operação de concentração em um mercado que apresente essas características e como a teoria
econômica, aplicada na análise de oligopólios, pode auxiliar os órgãos de defesa da concorrência a prever os possíveis reflexos de uma concentração econômica nestes mercados em particular.

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Cómo citar
Santos, R. S. dos. (2024). A correlação negativa entre número de empresas e tamanho de mercado na indústria brasileira: uma revisão histórica da teoria de John Sutton. Revista Do IBRAC, 13(2), 91–112. Recuperado a partir de https://revista.ibrac.org.br/index.php/revista/article/view/446
Sección
Artigos para Revista do IBRAC
Biografía del autor/a

Rodrigo Surcan dos Santos

Mestrando em Direito Econômico e Financeiro pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo – FD/USP, bacharel em Ciências Econômicas pela Faculdade de Economia – FEA/USP, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo e bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo– FD/USP. O autor é Coordenador-Geral de Andamento Processual do
Conselho Administrativo de Defesa Econômica – CADE

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