As deliberações sobre atos de concentração o caso brasileiro

Conteúdo do artigo principal

Luiz Guilherme Schymura

Resumo

Neste artigo elabora-se sobre as sentenças que os organismos antitruste brasileiros têm aplicado nas deliberações sobre atos de
concentração. Na busca de um padrão de comportamento, observa-se que no julgamento de dois dos mais importantes casos, Gerdau/Pains e Colgate/Kolynos, o CADE optou por uma decisão que levaria à eliminação do que o órgão entendeu como sendo barreiras à entrada da concorrência. Em seguida, apresentam-se opções de veredicto com as quais as agências antitruste poderiam fomentar o bem-estar social. O artigo sugere que ao criar uma jurisprudência nas resoluções sobre atos de concentração, o CADE contemple uma acentuada valorização das eficiências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Schymura, L. G. (2025). As deliberações sobre atos de concentração: o caso brasileiro. Revista Do IBRAC, 4(6), 231–242. Recuperado de https://revista.ibrac.org.br/revista/article/view/1149
Seção
Artigos para Revista do IBRAC

Referências

BRODLEY, J. F. (1996) “Proof of efficiencies in mergers and joint ventures: testing ex ante claims against ex post evidence”, manuscrito.

HOLMSTROM, B. R. & TIROLE, J. (1989) “The theory of the firm”, Handbook of Industrial Organization, vol. 1, pp. 63 – 133.

ROBERTS, G. & SALOP, S. (1995) “Dynamic analysis of efficiency benefits in mergers”, manuscrito.

ROSS, D. & SCHERER, F. M. (1990) Industrial Market Structure And Economic Performance, Houghton Mifflin Company.

SHY, O. (1995) Industrial Organization: Theory and Applications, The MIT Press.

TIROLE, J. (1988) The Theory of Industrial Organization, The MIT Press.