O controle da colusão horizontal no mercado de combustíveis
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Os cartéis representam hoje, em termos de conduta, o foco das atenções no direito concorrencial brasileiro. Isso se deve à elevada danosidade que a colusão horizontal tende a causar ao mercado, seja pelo abuso do consumidor que perderá sua prerrogativa de escolha no que tange, conforme o caso, os preços ou a qualidade do produto final, seja pela eliminação de con correntes que não aderem ao ajuste colusivo, muitas vezes em decorrência de custos diversos ao do conjunto de concorrentes que se organizam sob a forma de um cartel, ou ainda, seja por impedir a concorrência potencial ou a entrada de novos concorrentes num determinado mercado, o que se dá com a elevação de barreiras à entrada. Assim sendo, fica claro o objetivo predatório da conduta e sua tendência a lesionar o mercado, o que justifica a necessidade e adequação da tutela antitruste.
Downloads
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Referências
BAIRD, Douglas G.; et al. Game Theory and the Law. Harvard University Press, 2002.
BURST, Jean-Jacques. Concurrence Déloyale et Parasitisme. Paris: Éditions Dalloz, 1993.
BRUNA, Sérgio Varella. O Poder Econômico e a conceituação do abuso em seu exercício. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 1997.
COMPARATO, Fábio Konder. Estado, empresa e função social. Revista dos Tribunais São Paulo. São Paulo, SP. V. 84, n.º 732, pp. 38-46, outubro/1996.
COMPARATO, Fábio Konder. O poder de controle nas sociedades anônimas. Rio de Janeiro: Forense, 1983.
FRANCESCHINI, José Inácio Gonzaga; FRANCESCHINI, José Luiz Vicente de Azevedo. Poder Econômico: exercício e abuso – direito antitruste brasileiro. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 1985.
OLIVEIRA, Roberson. História do Brasil: análise e reflexão. São Paulo: FTD, 1997.
SALOMÃO FILHO, Calixto. Direito Concorrencial: as condutas. São Paulo: Malheiros Editores, 2003.
SALOMÃO FILHO, Calixto. Direito Concorrencial: as estruturas. São Paulo: Malheiros Editores, 2002. 2ª edição.
SALOMÃO FILHO, Calixto. Regulação da atividade econômica (princípios e fundamentos jurídicos). São Paulo: Malheiros Editores, 2001.
SALOMÃO FILHO, Calixto. Regulação e concorrência (estudos e pareceres). São Paulo: Malheiros Editores, 2002.