Poder de compra do varejo supermercadista: uma abordagem antitruste

Contenido principal del artículo

Léia Baeta Cavalcante

Resumen

A relação entre varejo e indústria sempre foi marcada por conflitos. Os supermercados, tal como concebidos atualmente, originaram-se nos Estados Unidos, na década de 30, e chegaram ao Brasil nos anos 50. O sistema de autoserviço adotado por eles e caracterizado pela ausência do vendedor  revolucionou não somente o varejo, como também a indústria. Em certa medida, essa assumiu para si a responsabilidade, antes nas mãos do vendedor, de convencer o cliente a consumir. Para tanto, desenvolveu estratégias de marketing, que incluíram a construção e a solidificação de suas marcas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Detalles del artículo

Cómo citar
Cavalcante, L. B. (2025). Poder de compra do varejo supermercadista: uma abordagem antitruste. Revista Do IBRAC, 11(1), 129–154. Recuperado a partir de https://revista.ibrac.org.br/index.php/revista/article/view/590
Sección
Prêmio IBRAC ESSO - Categoria pós-graduação

Citas

BLECHER, Nelson. A ditadura do varejo. Revista Exame, São Paulo, pp. 44-52, 12 jun. 2002.

BLECHER, Nelson. Eu tenho a força. Revista Exame, São Paulo, pp. 53-55, 12 jun. 2002.

BRASIL. Lei N° 8.884, de 11 de junho de 1994. Transforma o Conselho Administrativo de Defesa Econômica – CADE em Autarquia, dispõe sobre a prevenção e a repressão às infrações contra a ordem econômica e dá outras providências. Diário Oficial da União, 13 de junho de 1994.

BRASIL. Resolução n° 20, de 9 de junho de 1999. Dispõe, de forma complementar, sobre o Processo Administrativo, nos termos do art. 51 da Lei n° 8.884/94. Diário Oficial da União, 28 de junho de 1999.

BRUNA, Sérgio Varella. O poder econômico e a conceituação do abuso em seu exercício. 1. ed., 2. tir. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2001.

CANADA. Competition Bureau. The abuse of dominance provisions (sections 78 e 79 of the Competition Act) as applied to the Canadian grocery sector, dec. 2002. Disponível em: http://strategics.ic.gc.ca/SSG/1/ct02465e.html. Acesso em: 13 mai. 2003.

CLARK, Donald S. The Robinson-Patman Act: general principles, commission proceedings, and selected issues. Speech before the Ambit Group Retail Channel Conference for the Computer Industry. San Jose, California, June 7, 1995. Disponível em: http://ftc.gov/speeches/other/patman.htm. Acesso em: 17 jul. 2003.

DOBSON CONSULTING. Buyer power and its impact on competition in the food retail distribution sector of the Europe Union. Prepared for the European Commission, May 1999. Disponível em: http://europa.eu.int/comm/competition/publications/studies/bpifrs. Acesso em: 15 abr. 2003.

DOBSON, Paul. Retailer buyer power in European markets: lessons from grocery supply. Loughborough University, Business School Research Series, Paper 2002:1, June 2002. Disponível em: http://www.lboro.ac.uk/departments/bs/research/2002-1.doc. Acesso em: 26 jun. 2003.

DOBSON, Paul; WATERSON, Michael. Vertical Restraints and Competition Policy. Prepared for the Office of Fair Trading, Research Paper 12, London, December 1996.

DOBSON, Paul; WATERSON, Michael; CHU, Alex. The welfare consequences of the exercise of buyer power. Prepared for the Office of Fair Trading, Research Paper 16, London, September 1998.

EUROPA. European Commission. Commission Decision of 20 November 1996 declaring a concentration to be incompatible with the common market (Case No IV/M.784 - Kesko/Tuko). Disponível em: http://europa.eu.int/smartapi/cgi/sga_doc?smartapi!celexplus!prod!CELEXnumdoc&lg=en&numdoc=31997D0277. Acesso em: 29 ago. 2003.

EUROPA. European Commission. Glossary of terms used in competition-related matters. Disponível em: http://eu.int/comm/competition/general_info/b_en.htm. Acesso em: 24 abr. 2003.

FONSECA, João Bosco Leopoldino da. Direito econômico. 2. ed. rev. e ampl. Rio de Janeiro: Editora Forense, 1997.

FONSECA, José Júlio Borges da. Direito antitruste e regime das concentrações empresariais. São Paulo: Editora Atlas, 1997.

FORGIONI, Paula A. Os fundamentos do antitruste. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 1998.

FORGIONI, Paula A. O mercado do grande varejo e a encruzilhada mundial. Gazeta Mercantil, São Paulo, 30 ago. 2002.

LONDON ECONOMICS. Competition in Retailing. Prepared for the Office of Fair Trading, Research Paper 13, London, September 1997.

ORGANIZATION FOR ECONOMIC COOPERATION AND DEVELOPMENT (OECD). Buying power of multiproduct retailers. Roundtable on Buying Power, Paris, October 1998.

PANORAMA SETORIAL: Supermercados, vol. I. São Paulo: Gazeta Mercantil, set. 1998.

PARENTE, Juracy. Varejo no Brasil. São Paulo: Editora Atlas, 2000.

REBOUÇAS, Lídia. Vida de nanico. Revista Exame, São Paulo, pp. 57-58, 12 jun. 2002.

SHUARTZ, Luiz Fernando. Ilícito antitruste e acordo entre concorrentes. In: Reunião da ANCHAM (Câmara Americana de Comércio), 08 nov. 2002, Brasília. Barbosa, Müsnich & Aragão Advogados, nov. 2002.

SUPER HIPER. Revista da Associação Brasileira de Supermercados. Ano 29, n° 331, São Paulo, mai. 2003.

TAN, Guofu. The economy theory of vertical restraints. Prepared for the Competition Bureau, Canada. Vancouver, October 9, 2001. Disponível em: http://strategics.ic.gc.ca/pics/ct/tan_e.pdf. Acesso em: 17 mai. 2003.

TEIXEIRA, Cleveland Prates. Controle preventivo de atos de concentração: a experiência brasileira em 1994-1996. Dissertação (Mestrado em Economia) – Escola de Administração de Empresas de São Paulo, Fundação Getúlio Vargas, São Paulo. 1997.

UNITED KINGDOM. Competition Commission. Supermarkets: a report on the supply of groceries from multiple stores in the United Kingdom, October 10, 2000. Disponível em: http://www.competition-commission.org.uk/rep_pub/reports/2000/446super.htm#full. Acesso em: 18 jun. 2003.

U.S. DEPARTAMENT OF JUSTICE AND FEDERAL TRADE COMMISSION. Antitrust Guidelines for Collaborations among Competitors. April 2000. Disponível em: http://www.ftc.gov/os/2000/04/ftcdojguidelines.pdf. Acesso em: 26 jun. 2003.

U.S. DEPARTAMENT OF JUSTICE AND FEDERAL TRADE COMMISSION. Non-Horizontal Merger Guidelines. Disponível em: http://www.usdoj.gov/atr/public/guidelines/2614.htm. Acesso em: 16 jun. 2003.

VISCUSI, W.K.; VERNON, John M.; HARRINGTON JR, Joseph E. Economics of regulation and antitrust. 2 nd. ed. Cambridge, Massachusetts: The MIT Press, 1995.

WEN, Jean-François. Market power in grocery retailing: assessing the evidence for Canada. Prepared for the Competition Bureau, Canada. Calgary, September 25, 2001. Disponível em: http://strategis.ic.gc.ca/pics/ct/wen_e.pdf. Acesso em: 17 mai. 2003.

Code of Practice on supermarkets’ dealings with suppliers. Disponível em: http://www.warmwell.com.br/feb18supermarketcc.html. Acesso em: 15 ago. 2003.