O uso estratégico de vendas casadas de bens não complementares para monopolizar mercados
Contenido principal del artículo
Resumen
Existe praticamente consenso, na jurisprudência de defesa da concorrência brasileira e internacional, que os efeitos anticompetitivos da prática de vendas casadas estão ligados à discriminação de preços ou o aumento de barreiras à entrada. Por outro lado, a prática pode estar ligada a efeitos pró-competitivos como a diminuição de custos de transação e a defesa da reputação de uma firma ou produto.
Descargas
Detalles del artículo

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Citas
BORK, Robert H. “The antitrust paradox: a policy at war with itself”. New York: Basic Books, 1978.
BOWMAN, Ward S. (1957). “Tying arrangements and the leverage problem”. In: GAVIL, Andrew I., “An Antitrust Anthology”. Cincinatti: Anderson Publishing Co, 1996.
McCAIN, Roger A. “Game theory: an introductory sketch”. Mimeo, 1999. [Disponível em http://william-king.www.drexel.edu/top/eco/game/game.html].
POSNER, Richard A.“Antitrust law: an economic perspective”. Chicago: University of Chicago Press, 1976.
UNITED STATES DEPARTMENT OF JUSTICE. “Vertical Restraints Guidelines”. Washington D.C., 1985.
VISCUSI, W. Kip, VERNON, John M. & HARRINGTON, Joseph E. “Economics of regulation and antitrust”. Cambridge: The MIT Press, 1995.
WHINSTON, Michael D. “Tying, foreclosure, and exclusion”. American Economic Review Vol. 80:4, 1990