Fixação de preço de revenda no e-commerce uma análise à luz da jurisprudência nacional e internacional

Contenido principal del artículo

Murilo Machado Sampaio Ferraz

Resumen

O objetivo deste artigo é estudar, a partir de um Caso Gerador Hipotético que descreve a política comercial de uma empresa fictícia que deseja limitar/controlar o preço dos produtos por ela fabricados aos consumidores finais praticado pelos seus distribuidores na revenda dos produtos pela Internet, o chamado e-commerce, como a jurisprudência do Conselho Administrativo de Defesa Econômica – CADE evoluiu na análise da prática de Fixação de Preço de Revenda – FPR desde os primeiros casos que foram levados a julgamento no final da década de 1990 - “Caso Kibon” e “Caso Kinder Ovo”, ambos julgados em 1997 - até o paradigmático “Caso SKF”, julgado no início de 2013, que ficou marcado por ser a primeira condenação do CADE relacionada a tal conduta. Na conclusão demonstra-se que o entendimento atual do CADE, o qual pode servir como balizador das decisões/políticas comerciais dos agentes
de mercado a fim de evitar a configuração da conduta de FPR é no sentido que os agentes econômicos, em especial aqueles com participação de mercado superior à 20% em seus mercados de atuação, devem ficar mais cautelosos em suas práticas comerciais, em especial aqueles que dizem respeito à precificação dos seus produtos na etapa posterior da cadeia produtiva, evitando toda e
qualquer medida que possa ser interpretada como um mecanismo para o monitoramento dos preços praticados ou  unição/retaliação por eventuais desvios nas orientações sobre precificação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Detalles del artículo

Cómo citar
Machado Sampaio Ferraz, M. (2023). Fixação de preço de revenda no e-commerce: uma análise à luz da jurisprudência nacional e internacional. Revista Do IBRAC, 23(2), 448–464. Recuperado a partir de https://revista.ibrac.org.br/index.php/revista/article/view/193
Sección
Artigos para Revista do IBRAC

Citas

ANDREOLI, Daniel O.; FRAGA, Vivian. Resale Price Maintenance in Brazil: CADE’s Understanding After the SKF Case. In Journal of Unilateral Conduct Committee from Section of Antitrust Law from American Bar Association – ABA. Spring 2016. Vol.13 n.1. 2016.

CENTRO DE INTEGRAÇÃO EMPRESA ESCOLA (CIEE). Guia Prático do CADE: a defesa da concorrência no Brasil. 2. ed. São Paulo: CIEE, 2003.

CORDOVIL, Leonor e outros. Nova Lei de Defesa da Concorrência Comentada. Editora Revista dos Tribunais: 2011.

FERRAZ, Murilo Machado Sampaio. A Caracterização dos Cartéis na Lei de Defesa da Concorrência Brasileira (Lei 8.884/94). São Paulo: UPM / Faculdade de Direito, 2007.

FERRAZ, Murilo Machado Sampaio. Direito constitucional: liberdade de fumar, privacidade, estado, direitos humanos e outros temas. Barueri, SP: Manole, 2007.

FERRAZ, Murilo Machado Sampaio. Lei de defesa da concorrência: origem histórica e base constitucional. In Revista dos Mestrandos em Direito da UFBA, Salvador, n. 2, p. 65-74, jul91/junho92.

FORGIONI, Paula A. Os Fundamentos do Antitruste. São Paulo: Revista dos Tribunais,1998.

FRANCESCHINI, José Inácio Gonzaga. Introdução ao Direito da Concorrência. São Paulo: Malheiros, 1996.

GONÇALVES, Priscila Brólio. Fixação e Sugestão de Preços de Revenda em Contratos de Distribuição: análise dos aspectos concorrenciais. São Paulo. Editora Singular, 2002.

GONÇALVES, Priscila Brólio. Fixação e Sugestão de Preços de Revenda em Contratos de Distribuição: análise dos aspectos concorrenciais. 2. ed. rev. amp. São Paulo. Editora Singular, 2016.

MATTOS, César. Fixação de Preços de Revenda (Resale-Price Maintenance-FPR): Elementos para um Roteiro de Investigação. Revista do Ibrac / Instituto Brasileiro de Estudos das Relações de Concorrência e de Consumo. Imprenta: São Paulo, Instituto Brasileiro de Estudos de Concorrência, Consumo e Comércio Internacional, 1994.

PASCOALINI, Ana Paula. Fixação e sugestão de preços de revenda: análise dos principais efeitos concorrenciais e da distribuição do ônus da prova no âmbito do direito antitruste. 2016. 293f. Dissertação (Mestrado em Direito) – Faculdade de Direito, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016.

OLIVEIRA, Gesner; RODAS, João Grandino. Direito e Economia da Concorrência. 1. ed. Rio de Janeiro: Renovar, 2004.

SALOMÃO FILHO, Calixto. Direito Concorrencial: As Condutas. 1. ed. São Paulo: Malheiros, 2003.