Discriminação de preços na economia digital limites entre a eficiência e o abuso de poder econômico

Contenido principal del artículo

Camila Manfredini de Abreu

Resumen

A discriminação de preços quase perfeita, como possível conduta anticompetitiva, não pode ser ignorada pelas autoridades antitruste. Embora seja uma estratégia antiga, a discriminação de preços ganha novos moldes na Economia Digital em razão da habilidade de desenvolvimento de algoritmos de preços capazes de estimarem, quase que perfeitamente, o preço de reserva
de cada consumidor. Os potenciais riscos à concorrência dessas práticas empresariais de empresas detentoras de poder econômico ainda não são inteiramente conhecidos, mas a análise antitruste tradicional ainda dispõe das ferramentas necessárias para coibir, casuisticamente, eventuais abusos de poder econômico decorrentes da discriminação de preços online.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Detalles del artículo

Cómo citar
Manfredini de Abreu, C. (2023). Discriminação de preços na economia digital: limites entre a eficiência e o abuso de poder econômico. Revista Do IBRAC, 24(2), 309–330. Recuperado a partir de https://revista.ibrac.org.br/index.php/revista/article/view/164
Sección
Artigos para Revista do IBRAC

Citas

BAUMOL, William J; SWANSON, Daniel G.. The New Economy and Ubiquitous Competitive Price Discrimination: Identifying Defensible Criteria of Market Power. 70 Antitrust L.J., 2003

BRASIL. Lei nº 12.529, de 30 de novembro de 2011. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/Lei/L12529.htm

CADE. Nota Técnica nº 13/2017/CGAA3/SGA1/SG/CADE. Inquérito Administrativo nº 08700.011091/2015-18. Representante: Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André – Semasa, Representada: Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – Sabesp

Câmara dos Lordes, Comitê Selecionado da União Europeia. Online Platforms and the Digital Single Market. 10º Relatório da Sessão 2015-2016, 2016. Disponível em: https://publications.parliament.uk/pa/ld201516/ldselect/ldeucom/129/129.pdf

Competition and Markets Authority. The Commercial Use of Consumer Data. Londres

Decisão da Comissão Europeia no Caso 85/609, ECS/AKZO, Dezembro de 1985

ELFAND, Ross E. The Robinson-Patman Act. Disponível em: https://www.americanbar.org/groups/young_lawyers/publications/the_101_201_practice_series/robinson_patman_act.html

EZRACHI, Ariel; STRUCKE, Maurice E. Virtual competition: the promise and perils of the algorithm-driven economy. Cambridge: Harvard University Press, 2016

HAUSMAN, Jerry A.; MCKIE-MASON, Jeffrey. Price Discrimination and Patent Policy. RAND Journal of Economics 19, 1988

KAHNEMAN, Daniel. Rápido e Devagar: Duas Formas de Pensar. Rio de Janeiro: Objetiva, 2012

OCDE. Price Discrimination – Background note by the Secretariat. Disponível em: https://one.oecd.org/document/DAF/COMP(2016)15/en/pdf

Office of Fair Trading. The Economics of Personalised Pricing, May 2013. Disponível em: http://webarchive.nationalarchives.gov.uk/20140402165101/http:/oft.gov.uk/shared_oft/markets-work/personalised-pricing/oft1489.pdf

PAPANDROPOULOS, Penelope. How should price discrimination be dealt with by competition authorities?. Concurrences – Revue des droits de la concurrence, 2007

PEEPERKORN, Luc. Price Discrimination and Exploitation. International Antitrust Law & Policy: Fordham Competition Law, 2008

SALOMÃO FILHO, Calixto. Direito concorrencial. As estruturas. São Paulo: Malheiros, 1998

STAVINS, Joanna. Price Discrimination in the Airline Market: The Effect of Market Concentration. The Review of Economics and Statistics Vol. 83, nº. 1 (Feb., 2001)

União Europeia. Tratado sobre o Funcionamento da União Europeia. Jornal Oficial da União Europeia, 2016. Disponível em: https://eurlex.europa.eu/resource.html?uri=cellar:9e8d52e1-2c70-11e6-b497-01aa75ed71a1.0019.01/DOC_3&format=PDF

United States of America. The Sherman Antitrust Act. 1890

WAGNER, Judith L.; MCCARTHY, Elizabeth. International Differences in Drug Prices. Annual Review of Public Health 25, 2002

Websites Vary Prices, Deals Based on Users' Information. Wall Street Journal, 2012. Disponível em: https://www.wsj.com/articles/SB10001424127887323777204578189391813881534

WEINTRAUB, Eliot R. The Concise Encyclopedia of Economics. Disponível em: http://www.econlib.org/library/Enc1/NeoclassicalEconomics.html