Defesa da concorrência no setor elétrico
Main Article Content
Abstract
A relação entre regulação setorial e lei antitruste tem sido problemática em praticamente todos os países que as adotam simultaneamente. A convivência entre normas de controle destinadas a setores específicos aplicadas por uma agência reguladora e normas gerais de defesa da concorrência carrega um potencial de conflitos, pela natural diversidade de objetivos visados por uma e outra legislação bem como pelo fato de serem aplicados por autoridades distintas: uma - a agência reguladora - encarregada de cuidar de vários assuntos num só setor; outra - a agência antitruste - encarregada de um só assunto em todos os setores. Temos, portanto, não só problemas de coerência entre diferentes sistemas normativos aplicáveis à mesma situação, mas também possibilidades de soluções diferentes aplicadas pelos órgãos da administração pública envolvidos.
Downloads
Article Details

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
References
BRUNA, S. V. (1997). O Poder Econômico. São Paulo, Revista dos Tribunais.
COHEN, W.E. (1997). Per Se Illegality and Truncated Rule of Reason: the search for a foreshortened antitrust analysis. http://www.ftc.gov/opp/jointvent/persepap.htm.
FERRAZ Jr. (1995). Da Abusividade do Poder Econômico. In Revista de Direito Econômico, 21:23-30, out/dez.
FORGIONI, P. (1998). Os Fundamentos do Antitruste. São Paulo, Revista dos Tribunais
MORAES, M.L.R. de (1997). Aspectos Jurídicos da Regulação. Relatório Parcial do Projeto SEST/IPEA: Definição e Implementação dos Novos
Marcos Regulatórios nas Áreas de Infraestrutura - características gerais e perspectivas.
PIRES, J.C.L. & PICCININI, M.S. (1998). Modelos de Regulação Tarifária do Setor Elétrico. In Revista do BNDES, 5(9):147-168, junho.
ROCHA, B.M. (1997). Articulação entre Regulação de Infra-Estrutura e Defesa da Concorrência, in Revista do IBRAC, 5(7):47:58.
SALGADO, L.H. (1997). O Conceito de Mercado Relevante. In Revista de Direito Econômico, no 26, agosto/dezembro.
SALOMÃO Filho, C. (1998). Direito Concorrencial - as estruturas. São Paulo, Malheiros Eds.
SCHUARTZ, L.F. (1997). Dogmática Jurídica e Lei 8.884/94. (Mimeo, 34 p.)