Alguns aspectos acerca da importância da defesa da concorrência para os processos de integração a questão do controle de concentrações

Conteúdo do artigo principal

Viviane de Freitas Pereira

Resumo

A atual tendência mundial de formação de blocos econômicos, como forma de garantir a participação em uma economia globalizada, é inevitável. Os processos integracionistas representam o rompimento de princípios como o da soberania estatal, resultando na quebra do isolacionismo dos estados. Tais processos colimam a construção de um futuro comum. Por meio da livre circulação de mercadorias, serviços, pessoas e capitais, com a conseqüente queda das barreiras nacionais, visam a vantagens efetivas para a economia de todos os estados participantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Pereira, V. de F. (2025). Alguns aspectos acerca da importância da defesa da concorrência para os processos de integração : a questão do controle de concentrações . Revista Do IBRAC, 10(1), 85–100. Recuperado de https://revista.ibrac.org.br/index.php/revista/article/view/676
Seção
Prêmio IBRAC ESSO - Categoria pós-graduação

Referências

ALMEIDA, Elizabeth Accioly Pinto de. Mercosul e União Européia. Estrutura Jurídico-Institucional. Curitiba: Juruá, 1996. 159 p.

ALVES, Jorge de Jesus Ferreira. Direito da Concorrência nas Comunidades Européias. Coimbra: Coimbra, 1992. 361 p.

BATISTA, Luiz Olavo. O Mercosul suas Instituições e Ordenamento Jurídico. São Paulo: LTR, 1998. 272 p.

DA CUNHA, Miguel Maria Tavares Festa Gorjão-Henriques. Da restrição da Concorrência na Comunidade Européia: A Franquia de Distribuição. Coimbra: Almedina, 1998. 499 p.

FARIA, Werter R. Disciplina da Concorrência e controle das Concentrações de Empresas no Mercosul. Brasília: Subsecretaria de Edições Técnicas do Senado Federal, 1993. 105 p.

JUNIOR, Umberto Celli. Regras de Concorrência no Direito Internacional Moderno. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 1999. 252 p.

PAIS, Sofia Oliveira. O Controlo das Concentrações de Empresas no Direito Comunitário da Concorrência. Coimbra: Almedina, 1996.

PEREIRA, José Matias. Regimes de concorrência na América Latina: O caso do Mercosul.

PROENÇA, José Marcelo Martins. Concentração Empresarial e o Direito da Concorrência. São Paulo: Saraiva, 2001.

ROSSETTI, José Paschoal. Introdução à Economia. São Paulo: Atlas, 1988. 766 p.

SILVEIRA, Paulo Antônio Caliendo da. Defesa da Concorrência no Mercosul. São Paulo: LTR, 1998. 317 p.

VIDEIRA, Francisco S. Direito Processual da Concorrência. Coimbra: Coimbra, 1992. 288 p.

Tratados da União Européia. Lisboa: UAL, 201 p.