A defesa dos interesses dos consumidores pelo direito da concorrência

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Ana Paula Martinez

Abstract

A construção de uma política econômica que vise a harmonizar as relações de consumo está intimamente ligada à construção de uma política de defesa da concorrência. Na esfera constitucional, a defesa do consumidor, disposta no artigo 170, inciso V, encontra-se ao lado da defesa da livre concorrência, prevista no inciso IV do mesmo artigo, ambos princípios da ordem econômica. Essa pluralidade de interesses é repetida na legislação infraconstitucional, tanto no Código de Defesa ao Consumidor (Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990; “CDC”) quanto na lei brasileira de defesa da concorrência (Lei nº 8.884, de 11 de junho de 1994).

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Martinez, A. P. (2025). A defesa dos interesses dos consumidores pelo direito da concorrência. Revista Do IBRAC, 11(1), 67–100. Retrieved from https://revista.ibrac.org.br/index.php/revista/article/view/588
Section
Prêmio IBRAC ESSO - Categoria graduação

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