Análise da efetividade da arbitragem como meio de monitoramento de remédios antitruste na jurisprudência do CADE
Main Article Content
Abstract
O presente trabalho visa investigar na jurisprudência do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (“Cade”) a efetividade da utilização do procedimento arbitral como forma de monitoramento de remédios antitruste aplicados pela autarquia. Para tanto, foram analisados todos os precedentes do Cade que aplicaram a cláusula arbitral como meio de monitoramento de Acordo
em Controle de Concentrações ao longo do período de vigência da Lei nº 12.529/2011. A metodologia de análise incluiu ainda a revisão de pareceres da Unidade de Cumprimento de Decisões do Cade para avaliar as repercussões e aplicações do instituto da arbitragem na prática. O estudo mapeou a crescente aplicação do instrumento como meio de monitoramento das medidas restritivas e revela que a prática permite uma maior maleabilidade da autoridade antitruste na definição dos remédios.
Downloads
Article Details
References
BLESSING, Marc. Arbitrating Antitrust and Merger Control Issues. In: Swiss Commercial Law Series, Vol. 14. Zurique, 2003.
CABRAL, Patrícia Semensato. Remédios em Atos de Concentração: uma análise da prática do CADE. Dissertação apresentada ao Mestrado Profissional em Economia do Setor Público - MESP, da Universidade de Brasília - UnB, 2014.
CABRAL, Patrícia Semensato; MATTOS, César. Remédios em atos de concentração: teoria e prática do CADE. Em: Revista de Defesa da Concorrência, v. 4, nº 1, 2016.
CADE. Relatórios Anuais de Gestão de 2012 a 2016. Disponíveis em: http://www.cade.gov.br/.
CARMONA, Carlos Alberto. Arbitragem e processo: um comentário à Lei nº 9.307/96. 3ª ed., São Paulo, Atlas, 2009.
LOURES, Bernardo de Andrade da Rocha. O Enforcement Privado das Normas da Concorrência em Portugal e na União Europeia e a Nova Diretiva nº 2014/104/EU. Revista Jurídica vol. 02, n°. 43, Curitiba, 2016, pp. 656 – 672.
ORGANISATION FOR ECONOMIC CO-OPERATION AND DEVELOPMENT (OECD). Policy Roundtables: Remedies in Merger Cases. Directorate For Financial and Enterprise Affairs Competition Committee, 2012.