Análise da efetividade da arbitragem como meio de monitoramento de remédios antitruste na jurisprudência do CADE

Main Article Content

Levi Borges de Oliveira Veríssimo

Abstract

O presente trabalho visa investigar na jurisprudência do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (“Cade”) a efetividade da utilização do procedimento arbitral como forma de monitoramento de remédios antitruste aplicados pela autarquia. Para tanto, foram analisados todos os precedentes do Cade que aplicaram a cláusula arbitral como meio de monitoramento de Acordo
em Controle de Concentrações ao longo do período de vigência da Lei nº 12.529/2011. A metodologia de análise incluiu ainda a revisão de pareceres da Unidade de Cumprimento de Decisões do Cade para avaliar as repercussões e aplicações do instituto da arbitragem na prática. O estudo mapeou a crescente aplicação do instrumento como meio de monitoramento das medidas restritivas e revela que a prática permite uma maior maleabilidade da autoridade antitruste na definição dos remédios.

Downloads

Download data is not yet available.

Article Details

How to Cite
Borges de Oliveira Veríssimo, L. (2023). Análise da efetividade da arbitragem como meio de monitoramento de remédios antitruste na jurisprudência do CADE. Revista Do IBRAC, 23(2), 331–346. Retrieved from https://revista.ibrac.org.br/index.php/revista/article/view/186
Section
Artigos para Revista do IBRAC

References

BLESSING, Marc. Arbitrating Antitrust and Merger Control Issues. In: Swiss Commercial Law Series, Vol. 14. Zurique, 2003.

CABRAL, Patrícia Semensato. Remédios em Atos de Concentração: uma análise da prática do CADE. Dissertação apresentada ao Mestrado Profissional em Economia do Setor Público - MESP, da Universidade de Brasília - UnB, 2014.

CABRAL, Patrícia Semensato; MATTOS, César. Remédios em atos de concentração: teoria e prática do CADE. Em: Revista de Defesa da Concorrência, v. 4, nº 1, 2016.

CADE. Relatórios Anuais de Gestão de 2012 a 2016. Disponíveis em: http://www.cade.gov.br/.

CARMONA, Carlos Alberto. Arbitragem e processo: um comentário à Lei nº 9.307/96. 3ª ed., São Paulo, Atlas, 2009.

LOURES, Bernardo de Andrade da Rocha. O Enforcement Privado das Normas da Concorrência em Portugal e na União Europeia e a Nova Diretiva nº 2014/104/EU. Revista Jurídica vol. 02, n°. 43, Curitiba, 2016, pp. 656 – 672.

ORGANISATION FOR ECONOMIC CO-OPERATION AND DEVELOPMENT (OECD). Policy Roundtables: Remedies in Merger Cases. Directorate For Financial and Enterprise Affairs Competition Committee, 2012.