Defesa da concorrência no setor elétrico
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A relação entre regulação setorial e lei antitruste tem sido problemática em praticamente todos os países que as adotam simultaneamente. A convivência entre normas de controle destinadas a setores específicos aplicadas por uma agência reguladora e normas gerais de defesa da concorrência carrega um potencial de conflitos, pela natural diversidade de objetivos visados por uma e outra legislação bem como pelo fato de serem aplicados por autoridades distintas: uma - a agência reguladora - encarregada de cuidar de vários assuntos num só setor; outra - a agência antitruste - encarregada de um só assunto em todos os setores. Temos, portanto, não só problemas de coerência entre diferentes sistemas normativos aplicáveis à mesma situação, mas também possibilidades de soluções diferentes aplicadas pelos órgãos da administração pública envolvidos.
Downloads
Detalhes do artigo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Referências
BRUNA, S. V. (1997). O Poder Econômico. São Paulo, Revista dos Tribunais.
COHEN, W.E. (1997). Per Se Illegality and Truncated Rule of Reason: the search for a foreshortened antitrust analysis. http://www.ftc.gov/opp/jointvent/persepap.htm.
FERRAZ Jr. (1995). Da Abusividade do Poder Econômico. In Revista de Direito Econômico, 21:23-30, out/dez.
FORGIONI, P. (1998). Os Fundamentos do Antitruste. São Paulo, Revista dos Tribunais
MORAES, M.L.R. de (1997). Aspectos Jurídicos da Regulação. Relatório Parcial do Projeto SEST/IPEA: Definição e Implementação dos Novos
Marcos Regulatórios nas Áreas de Infraestrutura - características gerais e perspectivas.
PIRES, J.C.L. & PICCININI, M.S. (1998). Modelos de Regulação Tarifária do Setor Elétrico. In Revista do BNDES, 5(9):147-168, junho.
ROCHA, B.M. (1997). Articulação entre Regulação de Infra-Estrutura e Defesa da Concorrência, in Revista do IBRAC, 5(7):47:58.
SALGADO, L.H. (1997). O Conceito de Mercado Relevante. In Revista de Direito Econômico, no 26, agosto/dezembro.
SALOMÃO Filho, C. (1998). Direito Concorrencial - as estruturas. São Paulo, Malheiros Eds.
SCHUARTZ, L.F. (1997). Dogmática Jurídica e Lei 8.884/94. (Mimeo, 34 p.)