Globalização e abertura econômica x regulamentação de mercado bases e fundamentos para a racionalização da defesa da concorrência

Conteúdo do artigo principal

Diego Goulart de Oliveira Vieira

Resumo

Não há dúvida que a primeira parte do corolário acima transcrito não traduz a realidade analisada através de uma perspectiva global e coerente. Fatores internos e externos influem no sistema de livre mercado, tanto no âmbito nacional como nos grandes blocos comerciais, gerados principalmente pela disparidade existente entre os negociadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Vieira, D. G. de O. (2025). Globalização e abertura econômica x regulamentação de mercado: bases e fundamentos para a racionalização da defesa da concorrência. Revista Do IBRAC, 8(2), 153–166. Recuperado de https://revista.ibrac.org.br/index.php/revista/article/view/863
Seção
Prêmio IBRAC ESSO

Referências

CARVALHO, Nuno T. P. As concentrações de empresas no direito antitruste. São Paulo: Resenha Tributária, 1995. p. 95.

FAGUNDES, Jorge. Estado e defesa da concorrência. Revista de Direito Econômico. Brasília, jan./mar. 1996.

BRASIL. Lei nº 8.884, de 11 de junho de 1994. Transforma o Conselho Administrativo de Defesa Econômica - CADE em Autarquia, dispõe sobre a prevenção e a repressão às infrações contra a ordem econômica e dá outras providências.

MEIRELLES, Hely Lopes. Direito administrativo brasileiro. 25ª ed. São Paulo: Malheiros, 2000. p. 591.

NORONHA GOYOS JR., Durval. Ensaios sobre direito internacional. São Paulo: Observador Legal, 1999. p. 206.

OLIVEIRA, Gesner. Globalização, abertura e concorrência. Revista de Direito Econômico. Brasília, abr./jun. 1996.

PEREIRA, Edgard Antonio. Pontos para uma agenda econômica para a ação antitruste. Revista de Direito Econômico. Brasília, abr./jun. 1996.

SERRALVO, Amauri. Parecer Caso AMBEV. Ministério da Justiça - Procurador-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica - CADE, 2000.

SILVA, Lúcia Helena Salgado e. Ato de Concentração n.º 24/94 - Requerente: Kolynos do Brasil Ltda. Ministério da Justiça - Conselho Administrativo de Defesa Econômica - CADE, 1996.