Alguns aspectos acerca da importância da defesa da concorrência para os processos de integração a questão do controle de concentrações
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A atual tendência mundial de formação de blocos econômicos, como forma de garantir a participação em uma economia globalizada, é inevitável. Os processos integracionistas representam o rompimento de princípios como o da soberania estatal, resultando na quebra do isolacionismo dos estados. Tais processos colimam a construção de um futuro comum. Por meio da livre circulação de mercadorias, serviços, pessoas e capitais, com a conseqüente queda das barreiras nacionais, visam a vantagens efetivas para a economia de todos os estados participantes.
Downloads
Detalhes do artigo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Referências
ALMEIDA, Elizabeth Accioly Pinto de. Mercosul e União Européia. Estrutura Jurídico-Institucional. Curitiba: Juruá, 1996. 159 p.
ALVES, Jorge de Jesus Ferreira. Direito da Concorrência nas Comunidades Européias. Coimbra: Coimbra, 1992. 361 p.
BATISTA, Luiz Olavo. O Mercosul suas Instituições e Ordenamento Jurídico. São Paulo: LTR, 1998. 272 p.
DA CUNHA, Miguel Maria Tavares Festa Gorjão-Henriques. Da restrição da Concorrência na Comunidade Européia: A Franquia de Distribuição. Coimbra: Almedina, 1998. 499 p.
FARIA, Werter R. Disciplina da Concorrência e controle das Concentrações de Empresas no Mercosul. Brasília: Subsecretaria de Edições Técnicas do Senado Federal, 1993. 105 p.
JUNIOR, Umberto Celli. Regras de Concorrência no Direito Internacional Moderno. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 1999. 252 p.
PAIS, Sofia Oliveira. O Controlo das Concentrações de Empresas no Direito Comunitário da Concorrência. Coimbra: Almedina, 1996.
PEREIRA, José Matias. Regimes de concorrência na América Latina: O caso do Mercosul.
PROENÇA, José Marcelo Martins. Concentração Empresarial e o Direito da Concorrência. São Paulo: Saraiva, 2001.
ROSSETTI, José Paschoal. Introdução à Economia. São Paulo: Atlas, 1988. 766 p.
SILVEIRA, Paulo Antônio Caliendo da. Defesa da Concorrência no Mercosul. São Paulo: LTR, 1998. 317 p.
VIDEIRA, Francisco S. Direito Processual da Concorrência. Coimbra: Coimbra, 1992. 288 p.
Tratados da União Européia. Lisboa: UAL, 201 p.