Dinâmicas do varejo no Brasil produtividade e o período pós-pandemia

Conteúdo do artigo principal

Silvia Fagá de Almeida
Anna Olimpia de Moura Leite
Leonardo de Castro Lima
Paulo Henrique de Oliveira

Resumo

Enquanto a tendência da digitalização estava aumentando no Brasil antes de 2020, ela somente acelerou durante a pandemia. Depois do fim das restrições às atividades econômicas, surgiu um debate sobre o que seria o “novo normal” para o consumidor do varejo. Os consumidores continuariam a comprar online na mesma intensidade que na pandemia, retornariam para o offline ou iriam mesclar ambos? Este estudo busca analisar o comportamento pós pandemia e as tendências dos consumidores varejistas brasileiros. Adicionalmente, investiga-se o impacto das mudanças recentes na produtividade do varejo. As evidências mostram que a convergência entre as vendas online e offline continuam ocorrendo e que as eficiências são observadas por meio de ganhos de produtividade.

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Como Citar
Almeida, S. F. de, Leite, A. O. de M., Lima, L. de C., & Oliveira, P. H. de. (2023). Dinâmicas do varejo no Brasil: produtividade e o período pós-pandemia. Revista Do IBRAC, (1), 87–116. Recuperado de https://revista.ibrac.org.br/index.php/revista/article/view/5
Edição
Seção
Artigos para Revista do IBRAC
Biografia do Autor

Silvia Fagá de Almeida

Director of Competition at LCA Consultores

Anna Olimpia de Moura Leite

Manager at LCA Consultores

Leonardo de Castro Lima

Economist at LCA Consultores

Paulo Henrique de Oliveira

Economist at LCA Consultores

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