Serviços jurídicos, propaganda, qualidade e concorrência imperfeita
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo estuda a regulação da publicidade no mercado de profissionais liberais, em especial o mercado de serviços jurídicos. São examinados os possíveis efeitos da limitação de publicidade sobre o preço e a qualidade dos serviços e discutidas as evidências empíricas existentes. Códigos JEL: J44, K49, L11, L51
Downloads
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Referências
AKERLOF, George A. The Market for ‘Lemons’: Quality Uncertainty and the Market Mechanism. The Quarterly Journal of Economics, v. 84, n. 3, p. 488-500, ago. 1970.
BENHAM, Lee. The Effect of Advertising on the Price of Eyeglasses. Journal of Law and Economics, v. 15, n. 2, p. 337-352, out. 1972.
BUTTERS, Gerald R. Equilibrium Distributions of Sales and Advertising Prices. Review of Economic Studies, v. 44, n. 3, p. 465-491, 1977.
CAPPELLETTI, Mauro; GARTH, Bryant. Access to Justice, v. 1 – A World Survey, book 1. Milão: Dott. A. Giuffrè Editore, 1978.
CÓDIGO DE ÉTICA E DISCIPLINA DA OAB. Disponível em: . Acesso em: 28 nov. 2003.
GALANTER, Marc. Why the ‘Haves’ Come Out Ahead: Speculations on the Limits of Legal Change. Law and Society Review, p. 95-160, 1974.
GROSSMAN, Gene; SHAPIRO, Carl. Informative Advertising with Differentiated Products. Review of Economic Studies, v. 51, n. 1, p. 63-81, 1984.
HOTELLING, Harold. Stability in Competition. The Economic Journal, v. 37, n. 1, p. 41-57, 1929.
KWOKA Jr., John E. Advertising and the Price and Quality of Optometric Services. American Economic Review, v. 74, n. 1, p. 211-216, mar. 1984.
PAGLIERO, Mario. What is the Objective of Professional Licensing? Evidence from the US Market for Lawyers. In: 32ª Conference of the European Association for Research in Industrial Economics, Porto, 1-4 set., 2005.
RIBEIRO, Ivan César. Contratos Relacionais e a Teoria da Firma: Um Teste Empírico com a Subcontratação de Atividades Jurídicas. Dissertação de Mestrado – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo, 2005.
RIBEIRO, Ivan César. Onde Foram Parar os Advogados do Ceará? Boletim do Instituto Tendências, ago. 2006.
SALOP, Steven. The Noisy Monopolist: Imperfect Information, Price Dispersion and Price Discrimination. The Review of Economic Studies, v. 44, n. 3, p. 393-406, out. 1977.
TIROLE, Jean. The Theory of Industrial Organization. Cambridge: MIT Press, 1989.
TRIBUNAL DE ÉTICA E DISCIPLINA DA OAB-SP. Disponível em: . Acesso em: 28 nov. 2003.
WOLINSKY, Asher. Prices as Signals of Product Quality. The Review of Economic Studies, v. 50, n. 4, p. 647-658, out. 1983.