Indústria de cartões de crédito, regulação e concorrência

Conteúdo do artigo principal

Jorge Fagundes
Juan Ferrés
Katia Saito

Resumo

Seja pela forma de organização e poder de mercado dos agentes econômicos em cada ponta do mercado de cartõ es de pagamento (emissores e acquires), seja pelas externalidades e assimetrias de informação identificadas, a literatura sobre mercados de duas pontas sugere, entre outras relaçõ es, que (a) a estrutura de tarifas adotada nas duas pontas pode importar, tanto em termos
alocativos como de eficiência agregada; (b) a concentração de mercado entre emissores e credenciadores tem influência nos preços; (c) as barreiras à entrada variam significativamente em função do grau de integração das pontas em redes abertas; (d) as externalidades positivas entre os meios de pagamento e o segmento bancário criam grandes incentivos à integração de instituiçõ es bancárias às redes de pagamento eletrô nicas abertas já existentes; e (e) também, mas não apenas, em função da estrutura de colaboração necessária para atuar nesse mercado, a linha que separa exercício unilateral de poder de mercado da coordenação pró -competitiva é bastante tênue neste mercado.

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Como Citar
Fagundes, J., Ferrés, J., & Saito, K. (2024). Indústria de cartões de crédito, regulação e concorrência. Revista Do IBRAC, 15(4), 79–110. Recuperado de https://revista.ibrac.org.br/index.php/revista/article/view/309
Seção
Artigos para Revista do IBRAC
Biografia do Autor

Jorge Fagundes

Doutor em economia pela UFRJ, consultor e professor do curso de Direito Regulatório
da FGV-RJ.

Juan Ferrés

Mestre em economia pela USP e consultor. Foi economista-chefe da Secretaria de Direito Econômico até 2007.

Katia Saito

Mestre em economia para FGV

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