Tccs em casos de influência a conduta uniforme análise jurisprudencial do cade quanto ao reconhecimento de participação e definição de contribuições pecuniárias

Conteúdo do artigo principal

Rodrigo da Silva Alves dos Santos
Rodrigo França Vianna
Stefany Carvalho de Paula

Resumo

O presente artigo traz uma análise quantitativa e qualitativa dos
Termos de Compromisso de Cessação firmados pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica-Cade em investigações de influência de adoção de conduta comercial uniforme. A análise quantitativa reúne todos os acordos desse tipo celebrados até o momento pelo Cade, enquanto a análise qualitativa se volta aos requisitos para sua celebração, buscando compreender os critérios adotados pela autoridade para adoção, ou não, de cláusulas de reconhecimento de participação na conduta, obrigações de fazer e de não fazer, além de critérios para fixação dos valores de contribuições pecuniárias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Santos, R. da S. A. dos, Vianna, R. F., & Paula, S. C. de. (2023). Tccs em casos de influência a conduta uniforme: análise jurisprudencial do cade quanto ao reconhecimento de participação e definição de contribuições pecuniárias. Revista Do IBRAC, (1), 31–58. Recuperado de https://revista.ibrac.org.br/index.php/revista/article/view/3
Edição
Seção
Artigos para Revista do IBRAC
Biografia do Autor

Rodrigo da Silva Alves dos Santos

Bacharel em direito pela UniCEUB. Advogado sênior da área de direito da concorrência de TozziniFreire Advogados

Rodrigo França Vianna

Bacharel e mestrando em direito pela PUC/SP. Advogado pleno da área de direito da concorrência de TozziniFreire Advogados

Stefany Carvalho de Paula

Bacharela em direito pela PUC/SP. Advogada júnior da área de direito da concorrência de TozziniFreire Advogados

Referências

ALEXY, Robert. Colisão de Direitos Fundamentais e Realização de Direitos Fundamentais no Estado de Direito Democrático. In: Revista da Faculdade de Direito da UFRGS, v. 17, 1999.

ALEXY, Robert. Teoria dos direitos fundamentais. 2. ed. São Paulo: Malheiros, 2015.

BARROSO, Luis Roberto. Interpretação e aplicação da Constituição. 7. ed. São Paulo: Saraiva, 2012, p. 353.

BOBBIO, Norberto. Teoria do ordenamento jurídico. Tradução de Ari Marcelo Solon. São Paulo: Edipro, 2011.

ROSA, Íris Vânia Santos. Poder discricionário. Enciclopédia jurídica da PUC-SP. CAPILONGO, Celso Fernandes; GONZAGA, Álvaro de Azevedo;

FREIRE, André Luiz (coord.). Tomo: Direito Tributário. CARVALHO, Paulo de Barros; VIEIRA, Maria Leonor Leite; LINS, Robson Maia (coord. de tomo). São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2017.

MARRARA, Thiago. Acordos no Direito da Concorrência. In: OLIVEIRA, Gustavo Justino de; BARROS FILHO, Wilson Accioli de. Acordos administrativos no Brasil. São Paulo: Almedina, 2020.

MELLO, Celso Antônio Bandeira de. Discricionariedade e controle jurisdicional. 2 ed. São Paulo: Malheiros, 1992.

PALMA, Juliana Bonacorsi de. Sanção e Acordo na Administração Pública. São Paulo: Malheiros, 2015.

RIBAS, Guilherme Favaro. Processo administrativo de investigação de cartel. São Paulo: Singular, 2016.

SAITO, Carolina. O termo de compromisso de cessação de prática e o reconhecimento de culpa. Revista do IBRAC. N.º 20, jul-dez 2011. São Paulo: RT, p. 14-49.

VICENTINI, Pedro. A confissão de culpa nos Termos de Compromisso de Cessação: requisito essencial ou prescindível, face ao programa de leniência? Revista do IBRAC. Vol. 17, jan-jun/2010. São Paulo: RT, p. 252-274.

ZOCKUN, Maurício. Vinculação e Discricionariedade no Acordo de Leniência. Disponível em: http://direitodoestado.com.br/colunistas/MauricioZockun/vinculacao-e-discricionariedade-no-acordo-de-leniencia. Acesso em: 19 nov. 2020.