A personalização de preços na era digital: critérios para investigação concorrencial

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Bruno Meyerhof Salama
Leda Bastista da Silva Diôgo de Lima

Resumo

Este artigo examina a personalização de preços, uma modalidade de discriminação de preços cada vez mais relevante na esfera digital. A personalização se diferencia das técnicas usuais de discriminação por estimar a disposição a pagar de cada consumidor individualmente por meio de algoritmos. Este artigo qualifica a prática de preços personalizados sob a ótica concorrencial, define critérios para as etapas de análise e fornece elementos para modulação de punições e formulação de remédios alternativos.

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Como Citar
Meyerhof Salama, B., & Bastista da Silva Diôgo de Lima, L. (2023). A personalização de preços na era digital: critérios para investigação concorrencial. Revista Do IBRAC, (1), 6–29. Recuperado de https://revista.ibrac.org.br/index.php/revista/article/view/15
Edição
Seção
Artigos para Revista do IBRAC
Biografia do Autor

Bruno Meyerhof Salama

Professor Adjunto em UC Berkeley School of Law e Senior Global Fellow na FGV Direito SP. Doutor (JSD) e mestre (LLM) em direito por UC Berkeley Law School, mestre em economia pela FGV-EESP e bacharel em direito pela USP. Foi professor visitante em Columbia Law School e em Beijing Jiaotong University Law School. Admitido a praticar direito no Brasil (OAB) e nos Estados Unidos (New York State Bar). Integrou o Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional (CRSFN).

Leda Bastista da Silva Diôgo de Lima

Mestranda em Direito Econômico pela Universidade Federal da Paraíba (2021-atual). Formada em Direito pela Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas – Direito GV (2010), com atuação profissional centrada na área de Direito Econômico, em especial em Direito da Concorrência, Legislação Anticorrupção e Compliance. 

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