O setor de transporte aéreo de passageiros no Brasil uma análise da estrutura de mercado
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O objetivo desta monografia é descrever e analisar a estrutura de mercado do setor de transporte aéreo de passageiros no Brasil, identificando as principais características da demanda, dos custos, da infra-estrutura aeroportuária e da oferta do setor que a determinam. Adicionalmente, busca-se examinar as conseqüências das políticas regulatórias do setor sobre a estrutura desse mercado.
Downloads
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Referências
BERRY, S. T. Airport presence as product differentiation. American Economic Review, v. 80, n. 2, May 1990, p. 394-399.
BERRY, S.; CARNALL, M.; SPILLER, P. Airline hubs: costs, markups and the implications of customer heterogeneity. NBER, Working Paper 5561, 1996.
BORENSTEIN, S. Hubs and high fares: dominance and market power in the U.S. airline industry. Rand Journal of Economics, vol. 20, n. 3, Autumn 1989, p. 344-365.
CASTRO, N.; LAMY, P. Desregulamentação do setor transporte aéreo de passageiros. Texto para discussão n° 319, IPEA, outubro de 1993.
COUTINHO, L. G. Regulação e desenvolvimento: uma reflexão pós-neoliberalismo. Conference on Economic and Social Regulation, Accountability and Democracy, Cebrap e FGV-EDESP, São Paulo, março de 2004.
ESPÍRITO SANTO JR., R. A. Concentração no transporte aéreo e os possíveis impactos sobre os consumidores, a sociedade e a economia. Anais XIV ANPET, Gramado-RS, 2000, p. 239-251.
ESPÍRITO SANTO JR., R. A. Políticas, oportunidades e desafios para o binômio transporte aéreo-turismo no Brasil. Trabalho vencedor do Prêmio Nacional EBAPE-FGV/EMBRATUR de Monografias e Estudos de Caso do Setor de Turismo. Janeiro de 2004.
ESPÍRITO SANTO JR., R. A.; BARREIRO, J. H. L. C.; SANTOS, M. P. S. Flexibilização do Transporte Aéreo no Brasil: ingresso numa era de maior competição? XII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes, Fortaleza, 1998.
GOMES, S. B. V.; LACERDA, S. M.; BASTOS, V. D.; CASTRO, M. S. Aviação Regional Brasileira, Modal Aéreo IV. Informe Infraestrutura, BNDES, nº 50, novembro, 2002.
GUIMARÃES, E. A.; SALGADO, L. H. A Regulação do Mercado de Aviação Civil no Brasil. IPEA, out. 2003. (Nota Técnica 2).
MARCHETTI, D. S.; SOUZA, R. M. A. T.; ÁVILA, J. R. G.; CASTRO, M. S. Aspectos de Competitividade do setor aéreo. Modal Aéreo II. Informe Infraestrutura, BNDES, nº 42, março, 2001.
MARCHETTI, D. S.; SOUZA, R. M. A. T.; ÁVILA, J. R. G.; CASTRO, M. S. Infraestrutura aeroportuária: fator de competitividade econômica. Modal Aéreo III. Informe Infraestrutura, BNDES, nº 46, 2001.
OLIVEIRA, A. V. M. Localized competitive advantage, entry and price reactions in the Brazilian airline industry. University of Warwick, Department of Economics, 2003.
OLIVEIRA, A. V. M.; TUROLLA, F. Competição, colusão e antitruste: estimação da conduta competitiva das companhias aéreas. Mimeo, 2003.
PASIN, J. A. B.; LACERDA, S. M. A reestruturação do setor aéreo e as alternativas de política para a aviação civil no Brasil. Revista do BNDES, Rio de Janeiro, v. 10, n. 19, 2003, p. 217-240.
PEGO FILHO, B. Setor aéreo e as empresas brasileiras: situação atual e perspectivas. Boletim de Conjuntura, 59, IPEA, out.-nov. 2002, p. 73-78.
SILVEIRA, J. A. Transporte Aéreo Regular no Brasil: análise econômica e função de custo. Rio de Janeiro, COPPE/UFRJ, Dissertação de Mestrado, 2003.
SNEA. Reforma Tributária. Set. 2000. In: http://www.snea.com.br/estudos/reforma2/principal.htm.
TAVARES, M. P. O transporte aéreo doméstico e a lógica da desregulamentação. SEAE, Documento de Trabalho, 4 nov. 1999.